CAPPAZ - Confraria Artistas e poetas pela Paz




Editorial/07-2012
Beligerante x Pacífico
Autoria: Paola Rhoden




Na reunião da CAPPAZ no dia 08/12/2012, a Presidente de Honra Dra. Joyce Lima Krischke abriu os trabalhos fazendo a apresentação dos presentes. Logo após convocou a Presidente Regional da CAPPAZ de Santa Catarina, Dra. Retijane Popelier, para tomar a palavra e colocar em discussão o tema por ela sugerido: Somos beligerantes ou pacíficos?
Todos os presentes deram a sua opinião pessoal sobre o assunto exposto. Por ser um tema de grande abrangência, e também formador de opiniões diversas, cada participante colocou a seu modo o entendimento sobre os motivos que levam o ser humano a ser violento, descortês, e algumas vezes até chegando ao extremo de matar. A maioria dos presentes concordou que é da natureza humana a beligerância, que nos dias de hoje, dadas as circunstancias, se sobrepõe ao comportamento pacifico. Foi colocado que, "não podemos esquecer que a agressividade é um pedido de socorro", sendo este pensamento corroborado por vários participantes. Após as considerações e extensivas réplicas e tréplicas pelos presentes, a Presidente de Honra solicitou uma síntese da reunião com a pergunta: "Qual a conclusão que chegamos sobre o assunto, e o que fazemos para minorar?"
Analisando os comentários, embora a maioria se colocasse como sendo mais beligerante que pacífico, chegou-se à conclusão de que, por maneiras diversas, todos os presentes tentavam fazer algo pela Paz, procurando, à sua maneira, dar ao controverso mundo de hoje a contribuição de pacificidade, e que se cada ser humano fizer sua parte no convívio diário, o presente poderá ser mudado para um futuro melhor e com menos violência.



















Copyright® 2008/2015 - Confraria Artistas e Poetas pela Paz - Todos os direitos reservados
Formatação e layout por Rosângela Coelho

Site melhor visualizado pelo Internet Explorer
com resolução 1600x900px.