CAPPAZ - Confraria Artistas e poetas pela Paz




Editorial/03-17
Divulgação e valorização da Cultura de Paz marcam história da CAPPAZ,
que completa nove anos de fundação
Autoria: Joyce Lima Krischke




Divulgação e valorização da Cultura de Paz marcam história da CAPPAZ, que completa nove anos de fundação

No inicio do ano 2008, alguns escritores obstinados lutavam pela divulgação de poesia como instrumento de Cultura de Paz e bem.

Objetivando a união e fortalecimento dessas idéias e ideais poetas e artistas plásticos, organizaram-se em confraria, imbuídos do sentimento de solidariedade. Essas pessoas iniciaram um movimento que culminou na fundação da CAPPAZ, em 09 de abril de 2008.

A idéia me pegou de surpresa e eu resolvi encarar os desafios que estavam postos. No mesmo ano a CAPPAZ já participava do Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves/RS. Um ano depois, a iniciativa começada por visionários escritores e artistas plásticos resultou na edição da primeira Antologia CAPPAZ. Hoje, já editamos sete Antologias com significativo número de participantes, com uma média de 45 participantes, por edição de cada Antologia.

As principais bandeiras dos anos iniciais da CAPPAZ, além da edição das Antologias, foram a edição das Cirandas mensais, com uma média de 35 participantes, mensalmente, editados na Web, através do site que a CAPPAZ mantém atualizado. ( www.cappaz.com.br)

Fizemos dez eventos de lançamento das Antologias em diversos estados do Brasil, entre eles Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Também, realizamos oficinas de poesias, em escolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e exposições de artes visuais na sede da OAB e SESC em Balneário Camboriu e muitos saraus poético-musicais.

Quase dez anos depois a CAPPAZ se consolida como voz da Cultura de Paz, no Brasil e no exterior.

Com as idéias e ideais que levaram a fundação da agremiação, a atual Diretiva Nacional segue na defesa intransigente da Paz e Bem.

Hoje, a CAPPAZ detém o respeito de seus integrantes e reconhecimento da sociedade como agremiação comprometida com os preceitos éticos na defesa e divulgação da Cultura de Paz.

PARABÉNS CAPPAZ – 9 ANOS DE PAZ E BEM!!

Balneário Camboriu/SC, 15 de julho de 2017.

Joyce Lima Krischke- Presidente Fundadora CAPPAZ





















Confraria Artistas e Poetas pela Paz - Todos os direitos reservados
Formatação e layout por Rosângela Coelho