CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz




 
 
 

Caras confreiras e confrades/CAPPAZ !

Estamos iniciando mais um Evento Especial-Surpresa.
Trata-se de uma justa e merecida homenagem que devemos à CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz - e aos idealizadores desta nobre Confraria, paladinos da nossa cultura de paz e criatividade. No inicio, éramos 12 pessoas que, no dia 9 de abril de 2008, reunidos em Porto Alegre/RS, abrimos o espaço que faltava para pessoas de índole pacífica, cientes de uma missão a cumprir, pudessem espargir pelo mundo, (através da arte, especialmente, poesia, pintura, música, teatro, dança e artesanato), gotas de amor, fraternidade, manutenção da vida na Terra e luta em prol da PAZ.
Durante 7 dias, estaremos comemorando o 2º aniversário daquele evento e da existência de uma Confraria que não objetiva apenas a confraternização de seus simpatizantes, mas também liberar, desde a profundeza de suas almas, os anseios de mudança no mundo, para melhor, com a prática da fraternidade, através da expressão escrita, falada, composição musical e das artes plásticas em geral - com o talento de seus membros. Segundo nosso Regimento, o espírito fraterno deve nortear as iniciativas de cada Cappaz.
A coragem e o pioneirismo desses nossos confrades e confreiras, dos quais ouso destacar os nomes da presidente-fundadora Joyce Lima Krischke, do presidente de honra João José Oliveira Gonçalves e da confreira Judith Krischke Sebastiany, idealizaram as bases filosóficas, sociais e culturais da CAPPAZ - pelas quais, até hoje, se dedicam e se empenham: VIVENCIAR E DIVULGAR A CULTURA DE PAZ. O sonho, hoje, já é uma realidade que não pode passar em branco. Especialmente, por nós, que, aqui, também encontramos espaço para realizar nossos próprios sonhos e ideais - algumas vezes frustrados em outros caminhos.
Assim, a Diretoria Social e de Eventos e a Diretoria de Projetos convidam a todos os membros da CAPPAZ para participarem deste Evento Especial-Surpresa “DOIS ANOS DE CAPPAZ”, através de mensagens que serão organizadas em duas coletâneas virtuais:
Uma, de textos e músicas comemorativos, a serem enviados à nossa confreira Secretária-Nacional Rosângela da Silveira Coelho, "e-mail": ro.coelho@uol.com.br, a partir deste momento, até o próximo dia 14/04, às 20h. Outra, de fotos que possam ser feitas de confrades e confreiras, em possíveis encontros que se realizem, durante o perído de 07 até 14 de abril/2010 - em cada Seccional ou Regional. Tal comemoração seja uma simples conversa, ou leitura de poesias, acompanhados de um lanche, um cafezinho ou mesmo um brinde com um copo d’água. Mas que confraternizem os Cappazes de cada Regional e/ou Seccional, ou até juntos uns com outros ,de regionais ou seccionais. As fotos deverão ser organizadas em conjunto e editadas no site da CAPPAZ , no mesmo formato dos textos, enviados durante a SEMANA CAPPAZ. As notícias de Encontros e fotografias acima mencionados deverão ser enviadas para ro.coelho@uol.com.br
Desde já, agradecemos sua participação e desejamos a todos uma semana de muita Paz e Bem!

Abraços.

Fernando Alberto Salinas Couto
Vice-Diretor de Projetos

Ciente
Rosângela da Silveira Coelho

Secretária Nacional



 

 
 
 

AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos a todos que, carinhosamente, na data de fundação da CAPPAZ, ingressaram e permanecem ativos na Confraria. Agradeço aos que, ao longo dos dois anos de funcionamento da CAPPAZ, se juntaram à nossa caminhada pela Paz e Defesa da Vida no Planeta Terra. Agradeço àqueles que usaram um tempinho do seu dia para desejar "Feliz Aniversário- CAPPAZ!!"
Hoje, 09/04/2010, sinto-me mais feliz que no dia da fundação da Confraria Artistas e Poetas pela Paz, há dois anos, em Porto Alegre/RS. E isso tudo devo a vocês, meus caros confrades e confreiras CAPPAZ(es) e a suas companhias. Tenho vários motivos para ser uma pessoa muito feliz! Tenho amigas e amigos maravilhosos muito próximos. Outros, nem tanto... Alguns, de muito longe. Mas, a distância não importa, e sim o carinho da amizade.
Afirmo-lhes:
A CAPPAZ É UM PRESENTE DE DEUS PARA MIM, ATRAVÉS DE SUAS PALAVRAS E DE SEUS GESTOS CAPPAZ(es).
É muito bom viver o dia-a-dia da CAPPAZ, distribuindo e recebendo palavras de PAZ E BEM, tentando levar amor e fraternidade ao mundo, juntamente com os membros da Confraria. Não encontro palavras para expressar minha emoção, quando acesso nosso site. A diversidade de expressões que lá se encontra é imensa. Entretanto, sentem-se os mesmos objetivos, bem definidos: divulgar a Cultura de Paz.
Deus, na Sua infinita sabedoria, deu-nos o dia e a noite, as estações e a possibilidade de reiniciarmos a cada ano. Aniversariar é amadurecer a cada ano que passa. E, hoje, é o 2º aniversário da CAPPAZ. Sinto-me uma mãe no dia do aniversário da filha caçula e “temporona”. Sim, sou mãe de nove filhos: sete nascidos de meu ventre, uma nascida do coração, e a caçula - nascida de minh’alma: a CAPPAZ! E esta filha amadurece. E amadurecer é reconhecer que, muitas vezes, é preciso refletir e mudar - sem perder o norte. Sofrer perdas e chorar de alegria, como choro hoje - dois anos de CAPPAZ!
Agradeço o convívio amigo-fraterno de João José Oliveira Gonçalves/JJotaPoeta, meu conselheiro e meu ombro CAPPAZ. JJota, desejo que, ao longo de nossa caminhada pela Paz e pelo Bem, estejamos sempre juntos, lado-a-lado, em direção ao alcance dos objetivos de nossa Confraria, por uma Cultura de Paz e Manutenção da Vida no Planeta Terra – este belo espaço que nos foi dado habitar.
Finalmente, agradeço a todos(as) CAPPAZ (es) que contribuíram, de uma maneira ou de outra, para a realização da comemoração destes dois anos de nossa Confraria Artistas e Poetas pela Paz. Agradecer à CAPPAZ é agradecer a pessoas que trilham o caminho da Paz Universal, em busca de uma sociedade mais fraterna, justa e humana. Apaguemos, juntos, as duas velinhas, num sopro único que se transformará numa refrescante rajada de vento levando PAZ E BEM ao mundo.
Parabéns, CAPPAZ E CAPPAZ (es)!
BRINDEMOS! A FESTA É NOSSA!

Balneário Camboriú/SC, 09 de abril de 2010.
Joyce Lima Krischke
Presidente-Fundadora/CAPPAZ




 

 
 
 

PARTICIPANTES

01- Esther Rogessi
02- Aparecida de Lourdes Micossi Perez
03- Sergio Martins Pandolfo
04- Celso Corrêa de Freitas
05- Marly Feliciano Tamani
06- Ângela Torino Paletti
07- Carlos Reinaldo de Souza
08- Kedma O'liver
09- Gloria Dávila Espinoza
10- Fernando Alberto Salinas Couto
11- Osmar Ricardo Lazarini (Sonekka)
12- Eliene Dantas de Miranda Taveira
13- Daniel Brasil
14- Marco A. Amado
15- Léon Lambert




 

 
 
 

PARTICIPAÇÕES

-01-
II ANIVERSÁRIO CAPPAZ
Esther Rogessi

Nesse momento, à minha frente, me deparo com uma tela em branco...
Em minhas mãos, invisível aquarela, dá cor a essa tela...
Tom sobre tom, tons de verde! Letras, frases, prosas e versos...
Audaz, tenaz... Ser CAPPAZ!
Propenso a receber o que o cérebro comandar, e, explicitar os sentires do coração, em versos de bem e paz...
Sinto alegria por teu existir CAPPAZ!
És jovem, és menina... Que faceta inusitada!
Só dois anos contas... No entanto, estás formada!
Sempre aberta ao crescimento, aprender, ensinar, estruturar e compartilhar.
Ó doce criança... Que mãe d’ouro te pariu?
Lima doce é a Joyce Krischke da terra fértil, do céu anil; o João José e a Judith, frutos doces do meu Brasil.
Que família nobre a tua! Cândida, tal qual, a lua...
Acessei-te, encantei-me...!
Passeei de galho em galho, fiz de te meu agasalho, em teu ninho pousei!
Abrigo d’amor tu és, cortesia e fino trato, respeito e nenhum agravo,
Igualdade e grande afago ... Unidade e aliança, eterno seja teu existir,
cura e esperança no devir ao porvir...!
Sim! Pois, para ter paz e bem é preciso que esse alguém,
tenha n’alma uma criança.

Homenagem a CAPPAZ por seu 2º aniversário.
EstherRogessi, Presidente Seccional Recife/PE
2ª Vice-Presidente Nacional.
Recife, 07/04/2010 às 23h39min

-02-
SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA CAPPAZ
Cida Micossi

Conheci Joyce Lima Krischke em novembro de 2005 num evento turístico em São Francisco do Sul/SC. Ela parecia flutuar, era um encantador ser azul...
Reencontramo-nos dois anos após num evento do mesmo grupo, então em Florianópolis/SC.
No jantar de confraternização improvisei esse modesto poema que traduz a minha admiração e amizade:


À Lua Azul

Joyce,
menina encantada,
lua prateada
que nos faz sonhar

Tens
o dom da palavra
e aliada a isso,
sensibilidade ímpar.

A ti, meus respeitos
e admiração.
Nos vimos poucas vezes
mas fizeste morada
em meu coração.

Ela retornara do Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves/RS e me assegurou que no ano seguinte (2008) estaríamos juntas em Bento Gonçalves/RS. Eu não confiava em meus escritos, era muito crítica de mim mesma. A minha amiga sempre me motivando, incentivando. Não deu outra: em nove de abril de 2008 Joyce fundou a CAPPAZ; participei como Confreira Fundadora e já estava com quase duas centenas de poemas garatujados ao chegar a Bento Gonçalves em outubro daquele ano. Eu preparara uma oficina de poesia para aplicarmos nas escolas estaduais de lá, participei com espectadora de vários eventos e voltei encantada com o fortalecimento da Confraria. Parecia-me estar anestesiada, assistindo a tantas manifestações poéticas, artísticas e acadêmicas num mesmo local. O clima favorecia em muito o aproveitamento de todos os acontecimentos. Frio, vinho e poesia, quer mais? E Joyce mostrava-se incansável!
O tempo passou, cirandas poéticas, ações beneficentes, encontros regionais, estaduais e nacionais e Joyce, juntamente com o Presidente de Honra JJota, sempre nos passando mensagens, interagindo, e eis que acontece o próximo Congresso: tudo novamente, agora melhorado, mais ainda com a nossa participação na Antologia Poesia do Brasil e de outros dos nossos em Poeta,mostra a tua Cara! Algumas apresentações de CAPPAZes fortaleceram ainda mais o evento e a Confraria.
Transcorridos dois anos podemos dizer que a CAPPAZ caminha com seus próprios passos. Algo, porém, há que ser ressaltado: esta Confraria é a alma de Joyce Lima Krischke, sua menina dos olhos, a filha adotiva caçula que ela trata com todo o amor e zelo de mãe!
E nesse segundo aniversário podemos dizer: Parabéns a você que nos prestigia com seu carinho e atenção Parabéns a cada simpatizante ou Confrade que, direta ou indiretamente, contribui para o crescimento desta Confraria que objetiva a Paz e a preservação do Planeta Terra.
Parabéns, Confraria de Artistas e Poetas pela Paz!
O nosso obrigado e o nosso orgulho de sermos “CAPPAZ”!

Santos, 08 de abril de 2010

Aparecida de Lourdes Micossi Perez
Vice-Presidente Nacional CAPPAZ

-03-
MENSAGEM
Sergio Pandolfo

Parabéns, Joyce, a toda a confraria Cappaz. Dois anos de boa convivência, de boa experiência , de boa querência. Que continuemos sempre assim por muitos mais anos.

Um fraterno abraço

Sérgio Martins Pandolfo
Presidente da Regional Pará

-04-
MENSAGEM
Celso Corrêa de Freitas

Querida Joyce!
Cedo, aprendi uma sentença que diz:
"O homem é eterno quando o seu trabalho permanesce."
Você já está eternizada pelo seu trabalho que muito me honra participar.
Ser um membro da CAPPAZ é um ato de felcidade.
Sei que não tenho participado muito, mas quero sim faze-lo e vou procurar isto, pois sei que estarei agregando um valor enorme ao meu propósito de ser merecedor do seu carinho no seio da literatura poética.
PARABÉNS CAPPAZ, PARABÉNS Joyce!
Parabéns João José Oliveira Gonçalves, meu querido JJotaPoeta, também eterno!

Celso Corrêa de Freitas
Presidente Seccional Praia Grande/SP

-05-
PARABENIZANDO A CAPPAZ
Marly Feliciano Tamani

Caríssima Joyce, Presidente Fundadora da CAPPAZ, obrigada por ter reservado à mim este espaço ao seu lado, esta caminhada de rara beleza junto à CAPPAZ, neste trajeto de PAZ e BEM onde os corações irmanados pela poesia estende seus braços em um único abraço aos amigos, aos não amigos e à todos os povos, sem preconceito de raça, cor ou cultura.
Neste dia quando nossa CAPPAZ completa seu 2º aniversário, é com alegria que registro este acontecimento, desejando na jornada vindoura a ânsia da PAZ persistente, que proclamo em forma de versos:

O olhar desta poeta
girando em delíerios
vai do céu para a terra,
da terra para o céu.
E, no que a imaginação
vai tomando forma,
sua pena cativa a essência,
moldando-lhes e dando
à um nada construido no ar
uma única forma: A PAZ.

09/04/2010
Marly Feliciano Tamani
Presidente Seccional São Paulo/SP

-06-
PARABÉNS JOYCE!!!!!! PARABÉNS CAPPAZ!!!!!
Ângela Torino Paletti

Querida Joyce e demais membros da CAPPAZ!

É com imenso prazer e muito orgulho que parabenizo vocês!!!
A CAPPAZ é um marco importante na cultura de nosso país!
A iniciativa desta idéia esplêndida, na figura ímpar de Joyce, trouxe uma relevante mudança na vida daqueles que gostam de escrever...
Abriu novos horizonte...permitiu que nossas obras fossem divulgadas...deu incentivo àqueles que não tinham sequer nenhuma possibilidade em apresentar suas criações...enfim...
Graças a CAPPAZ...com suas Cirandas e tantas outras motivações, as quais nos permitem escrever...além dos poemas...quantas pessoas maravilhosas
temos a alegria em conhecer e dividir nossas emoções!
Quisera conhecer uma expressão, a mais eloquente das expressões, para definir com a máxima precisão esta maravilhosa CAPPAZ!!!
Em nome de Joyce, parabenizo também toda a diretoria da CAPPAZ, todos os poetas, confrades, confreiras...todos enfim que nos enviam maravilhosas mensagens de puro amor!
Sinto-me honrada em pertencer a CAPPAZ!
Beijos! Muitos beijos! com um carinho imenso....a todos...um por um...
Um beijo special ao JJPoeta!!!! adoro suas poesias!!!!
Gostaria de um dia poder conhecê-los pessoalmente!
Com carinho e respeito,

Ângela Torino Paletti
Presidente Seccional Itamonte/MG

-07-
MENSAGEM
Carlos Reinaldo de Souza

Querida Presidente, boa noite!
Parabéns para todos nós, pelos dois anos da CAPPAZ!
Porém, parabéns gigantes para você e JJota, nossos alicerces sólidos, competentes e imortais.
Abraços fraternos e carinhosos da Seccional CAPPAZ Lafayette/MG.

Carlos Reinaldo de Souza
Presidente da Seccional Conselheiro Lafayette/MG
09/04/2010

-08-
MENSAGEM
Kedma O'liver

Joyce, querida, vim deixar o meu abraço de felicitações pelo aniversário da confraria.
Quero dizer a você que me sinto feliz em fazer parte dessa família e desejo que Deus abençõe e ilumine o caminho de cada um que você conquista com sua simpatia, alegria, sinceridade e humildade em favor da paz, do bem e do nosso planeta.
O carinho teu e de JJota faz com que a gente sinta vontade de estar sempre perto de vocês. A amizade sincera e a cordialidade faz com que nos sintamos em casa quando perto ou conversando com vocês. Obrigada por me permtir fazer parte desta linda família.
Beijos a vocês dois e a todos os companheiros que trabalham em prol da nossa CAPPAZ, carinho, Paz e bem e Shalom.

Kedma O'liver
Diretora de Projetos

-09-
MENSAGEM
Glória Dávila Espinoza


Segundo Aniversario CAPPAZ Brasil y el mundo

Queridos hermanos, este no es un segundo es el inicio de una larga y fructífera ruta que nos queda por recorrer, por el que debemos agradecer a Dios y a nuestra presidenta la Dra. Joyce Lima Krischke, así también a JJ. Oliveira, un hombre que contribuye con esta luz.

Desde Perú reciban todos mis cariños y respetos y que CAPPAZ siga creciendo en luz y amor

Glória Dávila Espínoza
Presidenta de CAPPAZ Perú
Directora General de Relaciones Internacionales

-10-
DOIS ANOS DE CAPPAZ
Fernando Alberto Salinas Couto

Nesta semana CAPPAZ, em que comemoramos 2 anos de existência desta nobre Confraria, venho agradecer o novo mundo que ela me apresentou. Um exemplo de vida de seus 12 pioneiros criadores, especialmente, Judith, Joyce e J. Jota, o poeta franciscano, que através de muita luta, amor, perseverança e fraternidade, criaram essa Confraternização que faz a diferença, pois não é só mais um site e/ou Comunidade com objetivo de reunir e promover seus membros, mas uma entidade que busca implantar o amor ao próximo e a paz, através da arte, particularmente a música e a poesia. É uma organização que está começando a levar sua mensagem aos quatro cantos do planeta, pronto para participar em oficinas, eventos e campanhas beneficentes, junto a instituições públicas ou particulares que cuidem de comunidades carentes, de deficientes e cidadãos em geral.
Sonho, desses heróis de nossa cultura e convivência social, que já é realidade.
Obrigado CAPPAZ, por todo crescimento moral, social, psicológico e auto estima que me proporciona.
Parabéns pelo 2º aniversário. Meu abraço especial a todos confrades e confreiras, nas pessoas de Joyce, Judith e J. Jota.

Com sua índole sempre criadora
Amando com amor e fraternidade,
Paz, persistência e seu puro coração
Passa para nós essa missão...
A nossa Presidente Fundadora
Zela, há dois anos, por nossa felicidade !

São Paulo/SP, 10/04/10

Fernnando Alberto Salinas Couto
Vice-Diretor de Projetos

-11-
É E AÍ?
Osmar Ricardo Lazarini

É e aí?
É um toque às pessoas que veem as mazelas do mundo e nada fazem. Não é o caso da Cappaz, cuja pureza me conquistou.
É , e aí? remete a sugerir pras pessoas "e aí? vc não vai fazer nada?"

É, e aí?
(Sonekka/Caíto Spina)


E se voce fosse
Um pouco mais doce
E jamais negasse
Um sim ou um não

E se voce ouvisse
Mais do que falasse
E não me omitisse
Sem explicação.

E se voce desse
Sem pedir em troca
E nunca negasse
A palma da mão

E se voce lesse
O silêncio desses
Que de sofrimento
Cala o coração

se voce risse
Matando a tristeza
Da fome nas mesas
Por falta de pão

se voce unisse
vidas e vidas
Das mágoas lavadas
Pela solidão

se voce abrisse
O peito e abrigasse
Aqueles que passam
Por desolação.

É , e aí?

-12-
PARABÉNS, CAPPAZ
Eliene Dantas de Miranda Taveira

Com lágrimas nos olhos, vejo mensagens vindas de adultos e crianças de todas as raças, desde os mais ricos ao mais desafortunados, dos mais cultos aos não alfabetizados.
São manifestações de carinho, afeto e reconhecimento que chegam a cada minuto dos mais diversos lugares do Brasil e de outros países.
É a CAPPAZ ainda bebê que vai se firmando e ampliando cada vez o número de membros, alastrando-se pela terra inteira.
Nesta data, quero parabenizar a todos, confreiras e confrades e em especial a duas pessoas: Joyce e J.Jota que conduziram essa Instituição com muita garra, renunciando suas horas de lazer e convívio familiar em prol de um ideal.
Não tenho dúvidas de que a CAPPAZ se tornará adulta e madura para realizar o que está escrito no seu regimento.
Espero estar presente em muitos aniversários para conferir o progresso contínuo da CAPPAZ.
Abraços a todos confrades e confreiras, em especial aos fundadores da CAPPAZ
Paz e Bem
Eliene

-13-
MENSAGEM
Osmar Ricardo Lazarini

-14-
PARABÉNS CAPPAZ!
Daniel Brasil

Dois anos de existência
Desta grande confraria
Amor, paz, poesia
Alma e consciência
No bojo da experiência
Com pisada tenaz
Na amizade que traz
Para formar alicerce
Nas atividades que exerce
Por isso que é CAPPAZ

Confraria de artistas e poetas
Da qual eu faço parte
Em defender nossa arte
É uma das minhas metas
Minhas horas prediletas
Quando faço poesia
Recebendo boa energia
E ouvindo bons amigos
Um dos melhores abrigos
É o aconchego da confraria

CAPPAZ, meus parabéns!
Mais um aniversário
Num dia extraordinário
Alguns amigos tu tens
Pela cultura tu vens
Com ímpeto de amor febril
Entre tantos encantos mil
Queremos homenageá-la
Ao mesmo tempo abraçá-la
Neste nove de abril!

Porto Alegre, 09 de abril de 2010.

-15-
HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DA CAPPAZ
Marco A. Amado

Extra! Extra! Extra!...
São dois anos da Confraria Cappaz!
Sonho da alma de uma menina...
Devaneadora ou poderia ser insana...
Pois como se falar em paz
Num mundo onde a guerra é fonte de renda?
São dois anos... Que não passaram...
Mas, sim , voaram!
Momentos de intensa luta...
Sofrimento e também de muitas alegrias!
Durante este curto período
As palavras...
Natureza, união, amor e paz...
Foram constantes a todo instante
Desta caminhada que poderia ser insana...
Ou talvez utópica...
Mas como apagar do coração desta menina...
E de seus confrades a certeza que existe em suas almas...
E de seus devaneios de um mundo mais justo
E talvez perfeito...
Talvez estes desejos e anseios
Não sejam completos
Nesta nossa curta passagem...
Mas torço para que a pequena semente plantada
Cresça e floresça...
Levando estes devaneios e certezas
A outros sonhadores que num futuro
Espero que breve sejam os herdeiros e mantenedores
De um mundo onde as diferenças não mais existam...
Entre a natureza e o ser humano...
E a tão sonhada paz. venha a imperar
Demonstrando que o ser humano
Pode ser Cappaz de deixar falar o coração...
Descobrindo o verdadeiro sentido das palavras amor e união...

(Ocram 09/04/10)

-16-
A ROSA DE HOJE PARA A CAPPAZ
Léon Lambert

 




 

 
 
 

SELO COMEMORATIVO

Pegue seu selo comemorativo aos Dois Anos da CAPPAZ, clicando com o botão direito do mouse sobre a figura e em salvar imagem como.




 





|| Página Inicial | Voltar | Livro de Visitas ||

 

Arte e Formatação Rosângela Coelho
Exclusivo para CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz
Todos os direitos reservados

Página melhor visualizada pelo Internet Explorer
na resolução 1024x768