CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz

 
 

O que é uma formatura?

"A colação de grau, popularmente chamada de formatura, é o momento em que, após cumprir certas exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais, sendo imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei. Este grau é conferido pelo Reitor da Universidade ou, por sua delegação, pelo Diretor da Faculdade.

Com raízes nas antigas universidades da Idade Média, o ritual de formatura configura-se, ainda hoje, como um evento de grande tradição e pompa. O traje talar usado pelos formandos constitui-se em uma releitura da indumentária das pessoas que, naquele tempo, obtivessem algum título acadêmico. Atualmente, este traje inclui: a beca ou toga – veste negra longa até os pés, cingida por uma faixa à cintura, barrete - cobertura para a cabeça- e o jabô - peça de renda ou musselina levada em torno do pescoço. Os professores usam, ainda, o capelo, pequena capa posta sobre os ombros. Tanto a borla, quanto o capelo e a faixa à cintura obedecem às cores atribuídas às diferentes áreas do saber.

A festa de formatura, tão esperada durante anos, é um dia singular na vida dos acadêmicos e de suas famílias. Por isso é marcado por ato solene na Universidade: a colação de grau."

 

 
 
DIA 21/01/2010 -COLAÇÃO DE GRAU NA PUCRS
PARABÉNS CRISTINA!
 ABRAÇO DE MUITA  FELICIDADE, PAZ E BEM
Na foto a formanda em Psicologia- PUCRS- Cristina Monmany Sebastiany
neta da Presidente-Fundadora CAPPAZ  Joyce L. Krischke (ex-professora e ex-aluna da PUCRS)
 
 

 





 || Página Inicial | Voltar | Livro de Visitas ||

Arte e Formatação Joyce Lima Krischke
Exclusivo para CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz
Todos os direitos reservados

Esta página é melhor visualizada pelo Internet Explorer
com resolução 1024x768.