SATURNINO DE LA TORRE

DADOS PESSOAIS
Saturnino DE LA TORRE. Nasceu em Canalejas (Valladolid, Espanha). Catedrático da Universidade de Barcelona. E-mail: sentipensar@yahoo.es. Balneário Camboriú (SC). Fone (47) 96517051

ATIVIDADE PROFISSIONAL
Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968 e mais tarde de Bacharelado. Professor de Formação Profissional desde 1974 a 1980, iniciando como Chefe dos Departamentos de Humanas, de Orientação, de Extensão Cultural no Instituto Politécnico (Barcelona).
Professor da Universidade de Barcelona desde 1974, Titular da Área de Didática e Organização Escolar desde 1984 a 1992, na qual obteve a Cátedra de Didática e Inovação Educativa. Lecionou Didática, Inovação Curricular, Criatividade em Educação, entre outras disciplinas.
Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992 até chegar a ser equipe de pesquisa consolidado em 2009 (Ref. 2009-SGR-1193)- É criador do Seminário de Cinema Formativo em 1995. Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e co-fundador de outras instituições para a criatividade, Rede Internacional Ecologia dos saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas criativas (RIEC). Atualmente está pesquisando sobre estratégias didáticas inovadoras e criativas, Transdisciplinaridade e ecoformaçao, Cenarios e redes, Creatividade paradoxal e cuàntica. Diretor do projeto “Adversidade esconde um tesouro”.

PUBLICAÇÕES
Grande parte de suas obras aborda como tema a Inovação Didática e Criatividade, tema no qual vem trabalhando desde 1973, dando origem a múltiplas publicações, seminários, assessorias, conferências em Congressos Nacionais e Internacionais. Entres seus mais de 40 livros publicados destacam-se:
* Sobre Criatividade e inovação
- Evaluación de la Creatividad (1991). Escuela Española. Madrid.
-Manual de la Creatividad (1991, 2000).Vicens Vives. Barcelona. [Co-diretor].
-Didáctica y Currículo. Bases y componentes proceso formativo.(1993). Dykinson.Madrid
-Innovación curricular. Proceso, estrategias y evaluación (1994 y 1997). Dykinson. Madrid.
-Creatividad aplicada. (1995) Escuela Española. Madrid. (Editado na Argentina. 2005)
-Cómo innovar en los centros educativos. (1998) Escuela Española. Madrid.
- Calendario de formación creativa (2001). PPU/Autor.
- Dialogando con la creatividad (2003) Octaedro (Editado em Português, Ed. Madras. São Paulo).
- Diálogos con el mar. (2004) El poder de la palabra. Laertes. Barcelona.
- Comprender y evaluar la creatividad. Coordinador (2006). Aljibe. Málaga. Obra de 1300pp en 2v.

* Sobre estratégias didáticas e aprender dos erros
-Aprender de los errores. Tratamiento didáctico. (1993). Escuela Española. Madrid. 2004 na Argentina
- Errores y currículo. (1996) Coord. PPU. Barcelona
-Cómo aprender de los errores en la enseñanza de la Lengua. (1996) Escuela Española. Madrid.
-Estrategias de simulación en la enseñanza. Coord. (1997) Octaedro. Barcelona.
-Estrategias didácticas innovadoras. (2000) Octaedro. Reeditado 2002.
- Estrategias didácticas en el aula. (2008). UNED. Madrid

* Sobre Transdisciplinaridade e ecoformaçao
- Sentipensar, Fundamentos y estrategias para reencantar la educación. Co-autor (2005). Aljibe. Málaga.
- Transdisciplinariedad y Ecoformación (Coord) (2007) Universitas. Madrid..
- La universidad del s. XXI. EEES. Una mirada transdisciplinar, ecoformadora e intercultural. (Coord) (2008).UNED
- Educar con otra conciencia (Coord) (2009) Davinci. Barcelona
- Investigar en educación con otra mirada (Coord) (2010). Universitas. Madrid
- Revista Encuentros Multidisciplinares. Nºs 25, 28, 31, 32

* Sobre Cinema formativo
-Cine formativo (1996). Octaedro. Barcelona. [Coordinador e Autor principal].
-Cine para la vida (1998) Octaedro. Barcelona [Coordinador e Autor principal].
- Aprender del conflicto en el cine (1999). PPU. Barcelona. [Coordinador e Autor principal].
- El cine, un entorno educativo. Diez años de experiencias. Co-coordinador (2005) Narcea. Madrid.

* Em português
- Curso de Formação para educadores (2002). Madras, S. Paulo.
- Sentipensar. Fundamentos e estratégias para reencatar a educação. (2005). Moraes y Torre. Vozes
- Dialogando com a Criatividade. Da identificação à Criatividade paradoxal.(2005). Madras, S. Paulo.
- Aprender com os erros (2007) Artes Medicas (ARTMED). Sao Paulo.
- Criatividade Aplicada. (2008). Madras. São Paulo
- Transdisciplinaridade e Ecoformaçao (Coord) (2008). São Paulo: Triom
- Uma escola para o s. XXI. Criatividade e Resiliéncia (Co-Coord) (2009). Editora Insular. Florinopolis


Cursos e Palestras em Brasil
Tem ministrado cursos de doutorado i mestrado, assessoramentos, seminários e palestras em São Paulo (Doutorado da PUC/SP, UNCID, FAAP), Fortaleza (Universidade Estadual, Col. 11 setembro, Escola Vila), Natal (UFRN) Brasília (UNB, UCB), Blumenau (FURB), Orleans - SC (UNIBAVE, FEBAVE, Congresso inter-universitario: Escola criativa), S. José-Florianópolis (Secretaria educação), Gravatal (Secretaria de Educação), Blumenau (FURB), Secretaria Educação, BUNGE), Itajaí (UNIVALI)


Títulos de algumas palestras e Oficinas: Criatividades e outro olhar sobre a educação
- Criatividade paradoxal ou adversidade criadora
- Sentipensar a criatividade
- Sentipensar a criatividades: um olhar transdisciplinar
- Sentipensar ou como Reencantar a educação
- O poder da palavra criativa
- Criatividade comunitária e social
- Criatividade quântica. Uma mirada transdisciplinar
- Projeto Rede de Escolas Criativas
- Estratégias didáticas criativas e inovadoras
- Diálogo analógico criativo (DAC)
- Criatividade empreendedora
- Aprender dos erros na avaliação
- Um olhar transdisciplinar na educação
- Pesquisar na educação desde um olhar transdisciplinar
- Metodologia de pesquisa transdisciplinar
- Sentipensar a educação com outra consciência
- O professorado que queremos
- Aprendizagem integrada e para La vida. Reencantar a Ed.
- Aprendizagem integrada e cinema formativo
- Metodologia de desenvolvimento ecossistêmico
- Projeto Adversidade esconde um tesouro
- Escolas criativas.
- Projeto REDFUT (Rede Universitária Transdisciplinar)


Pesquisa
Tem pesquisado em colaboração com a Dra. M. Moraes com quem tem uma longa parceria de produção científica. Há sido pesquisador principal em projetos competitivos com:
-Estrategias didácticas innovadoras para la formación e innovación docente (EDIFID) (Ref. I+D. BSO-2001-2899).
- Proyecto Hispano Brasileño. Cómo investigar en educación a partir del pensamiento complejo y transdisciplinar; (Ref PHB2006-0037-TA, PHB2006-0037-TA), Coordenado con Dra. Moraes.
- Proyecto Hispano Brasileño. Como pesquisar en educaçao a partir do pensamento complexo e transdisciplinar (Ref. CAPES. Project.141/2007) IP. Maria Candida Moraes.
- Proyecto Innovación universitaria: Transdisciplinariedad y Ecoformación. (Ref. AGAUR. 2006/ARCS2/00080)
- Congreso Internacional de Innovación docente: Transdisciplinariedad y Ecoformación (Ref. MEC- SEJ2006-28034-E/EDUC) IP
- Escenarios y Redes de aprendizaje integrado para una Enseñanza de calidad (ERAIEC) (Ref. AECI- A/9172/07)
- Docência transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser Construïda a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora (Ref. CNPq- Brasil Projeto 484959- 2007-7) IP- M. Cândida Moraes
- La adversidade oculta um Tesouro (ADESTE). Projeto internacional em curso com más de 15 instituições implicadas.
- Transdisciplinaridade, criatividade e inovação docente: educando com outra consciência (TCIDEC), coordenado conjuntamente com Dra. Moraes. (2009) 
- Rede de Formação Universitária Transdisciplinar (REDFUT). PCI-AECID (Ref. B/024838/09).

Confrade Efetivo.






PORQUE LA VIDA ES ...
Saturnino de la Torre

Porque la Vida es muy corta
para emplearla en odiar,
porque la vida es muy larga
para estar en soledad,
porque la vida es muy ancha
para ocultar de la verdad,
porque la vida es profunda
para vivir sin buscar
la rosa de una ilusión
y la flor de una amistad;
porque la vida es camino
que vas haciendo al andar,
porque la vida es poema
con versos por estrenar,
porque la vida es recuerdo,
porque la vida es amar,
porque la vida es presente,
porque la vida es soñar,
porque la vida es encuentro
brindado por el azar
y que sólo el creativo
es capaz de aprovechar,
porque la vida es un don
para dar a los demás,...
armoniza tu interior
con bellos sueños de paz
y regala una sonrisa
para el mundo transformar.