Sílvia de Lourdes Araújo Motta

Sílvia Araújo Motta-Belovalense/BH/MG/Brasil, Cursou Letras: Português/Inglês. Pedagogista em Administração, Inspeção e Supervisão Escolar. Professora de Língua e Literatura Portuguesa/Inglesa, Filosofia, Psicologia e Sociologia. Curso de Direito/FAMIG/2008. Acadêmica, Escritora, Poeta-Sonetista-Trovadora, Parceira-Assessora da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais, Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, oficial para oito países lusófonos; Árcade da Arcádia de Minas Gerais, Cônsul Z-NO dos Poetas del Mundo BH/MG/Brasil. Membro da International Writers and Artists Association /Ohio/USA. Membro do Elos Clube filiado ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada; Membro da União Brasileira de Trovadores/BH. Vice-Presidenta da Academia Mineira de Trovas. Membro de diversas Academias de Ciências, Letras e Artes: ALB/MG, AVPB,AVBL, AVSPE, ACCLCL, APOLO, e outras. Autora de três dezenas de livros, com poesia em português, inglês, espanhol e italiano; participações em inúmeras Antologias e Revistas nacionais e internacionais. Premiações diversas em prosa e poesia. Comprova quatro décadas de ações coordenadoras voluntárias, Palestrante e Líder-Grupal convidada, participante de vários movimentos socio-político-religiosos-ligados aos Adolescentes e Adultos, Doentes Terminais, Pastoral do Idoso, Grupos de Terceira Idade, Movimento Internacional Alcoólicos Anônimos/ Al-Anon/ Grupos Familiares/Programa de Doze Passos para Familiares e Amigos de Alcoólicos Adultos e dos Jovens do Alateen; Pastoral da Saúde. Musicóloga, já coordenou e cantou em diversos Corais Musicais. Membro efetivo do Coral CANTATA Diamantina/2008 com 120 participantes acompanhada pela Orquestra Sinfônica da PMMMG. É soprano no Coral Luís de Camões. Faz parte do Espaço e Vida do COPMMG.
Em 30 de maio de 2009, homenageada pela Academia de Letras do Brasil ( Instituição de ultura e formação superior de caráter internacional.CNPJ: 04 749.257/0001-00. Inscrição Municipal:
024773-1. (Brasília/DF) Atividade Principal: 80.30-6-00/Educação Superior.) com a outorga do título "DOUTORA EM FILOSOFIA UNIVERSAL - PH.I. (PHILÓSOFO IMORTAL) outorgada pelo Presidente Ph.D. Prof. Dr. Mário Carabajal, e Diplomação e Medalha do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, –RD- INBRASCI- MG -CNPJ: 09.225.702/0001-48, pela Governadora InBrasCi em Minas Gerais: Andréia Donadon Leal.

Confreira Efetiva.






NATUREZA
Soneto-sáfico-heróico Nº 2051
Por Sílvia Araújo Motta

A natureza implora e pede paz;
dá seu exemplo claro, sofre... agora;
para o planeta TERRA grita e faz
sua defesa à água, fauna e flora.

Exploração terrestre do homem traz
efeito estufa que o universo cora;
aquecimento ao globo a dor refaz,
degradação do meio ambiente chora.

Desmatamento tem labor insano;
poluição do ar, produz tristeza.
É predador de si, o Ser humano:

Ainda resta a Fé e o Amor! Propostas
de AÇÃO serão bem-vindas, com certeza,
crer no poder Divino! Ter mãos postas!



PAZ E AMOR
Acróstico Nº 2382
Por Sílvia Araújo Motta

P-Pedidos de PAZ
A-À humanidade
Z-Zelosa mensagem traz

E-Em cinco continentes.

A-Apesar da desgraça...
M-Maldade, guerra e dor...
O-O sofrimento passa,
R-Renasce a flor do amor.